Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

16 de dezembro de 2016

TURMALINA – ALUNA DA LAURO MACHADO É MEDALHA DE OURO EM OLIMPÍADA.

Na terça-feira (13) a aluna Natalia Godinho Amaral, do 6º Ano - I da Escola Estadual Lauro Machado esteve em São Paulo, acompanhada do seu Professor de Língua Portuguesa Marcone Mendes da Conceição e familiares, para colocar no peito uma das medalhas de ouro, distribuídas pela Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

De acordo com a direção da escola, Natalia passou por uma maratona até ser contemplada com a medalha. No mês de abril a Escola Lauro Machado fez a primeira seleção de textos nas categorias que disputariam a olimpíada. Na categoria poemas, o texto da aluna do 6º ano foi escolhido. Ainda no mês de abril, a poesia com o titulo “Da minha Janela” foi submetida à outra seleção. Desta vez em nível municipal, e Natalia foi escolhida para representar Turmalina em uma competição, agora em nível estadual.

No mês de Julho ela seguiu para Salvador/BA para competir não só com alunos de toda Minas Gerais, mas também alunos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Na seleção realizada na capital da Bahia foram escolhidos 125 textos, que logo em seguida foram convertidos em apenas 38. A medalha de prata para a poesia turmalinense já estava garantida e a estudante foi contemplada com um tablet.

De Salvador para São Paulo – Agora em dezembro, os 38 escolhidos foram à capital paulista em busca da medalha de ouro. A turmalinense Natalia foi a única de Minas Gerais que estava lá disputando a categoria “poemas” e saiu vencedora. Ela recebeu como premio um notebook e uma impressora.


O feito maior da conquista de Natalia Godinho do Amaral, de apenas 11 anos de idade, foram 10 computadores com impressora, projetor e telão que serão usados no novo laboratório de informática da Escola Lauro Machado. Uma conquista que atinge todos os alunos e é motivo de orgulho para nós turmalinenses. Natalia é moradora do Bairro do Campo, filha do casal Edson de Souza Amaral e Vânia Maria Godinho.

Na síntese, o que mais chama a atenção na poesia produzida por essa garota de apenas 11 anos é a sua visão crítica e realista sobre um problema, não do futuro como sugere o nome da olimpíada, mas do presente. “Queria abrir a minha janela e sentir as manhãs perfumadas. Mas, por aqui as carvoarias têm deixado só fumaça... É o progresso que cobre os sorrisos pelas praças”, fecha aspas.  


Leve a PONTOCOM de Turmalina com você: Baixe o aplicativo da PONTOCOM no play store e ouça uma programação de fino gosto: CLIQUE AQUI.