Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

11 de abril de 2017

TURMALINA – CÂMARA CONVOCA A COPASA PARA PRESTAR ESCLARECIMENTOS NA TRIBUNA.

Na noite desta segunda-feira (10), o funcionário da COPASA Claudiano Vieira de Souza usou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Turmalina para prestar esclarecimentos sobre uma série de assuntos relacionados aos serviços que a companhia presta na cidade, desde o ano de 1998.

Segundo o Presidente da Câmara Warlen Francisco/PT, a convocação foi feita, com base em várias reclamações da população turmalinense, que foram dirigidas ao Pode Legislativo nos últimos tempos.


As perguntas vieram de todas as bancadas. O vereador Osmano/PTB foi o primeiro a usar a palavra. Ele questionou sobre a suspensão das obras no Bairro Renascer e sobre a má qualidade dos reparos que são realizados nas ruas, após a execução de algum serviço pela COPASA.   

Já o vereador Noraldino/DEM quis saber sobre o futuro, levando em consideração o plano de expansão apresentado pela COPASA em 1998 (que inclui o crescimento populacional) e o resultado de um mapeamento feito por ele (através da câmara), em 2015 sobre a situação hídrica do município. E se o Rio Araçuai secar? Foi a pergunta deixada por Noraldino/DEM.  

Beto da Canuta/PTB também abordou a má qualidade dos reparos nas ruas, citando como exemplo a Rua Goiás, que ficou totalmente desnivelada após os serviços realizados pela empresa. Beto também questionou sobre a Estação de Tratamento de Esgoto, que fica no bairro onde ele reside.   

Geraldinho/PHS perguntou sobre as elevatórias que precisam ser construídas nos bairros “Manga da Roda e Renascer”. O vereador também questionou sobre a construção de redes de esgoto nas ruas do final do Bairro São João Batista.

José Geraldo Rocha/PT apontou problemas semelhantes ao da Rua Goiás na Rua Sergipe e perguntou se existe alguma parceria entre a COPASA e a Prefeitura de Turmalina no reparo que é feito após a execução de serviços de rede. O vereador também sugeriu que a Campanha da Fraternidade 2017 seja usada como mecanismo de conscientização da população.


Após essa primeira rodada de perguntas, a presidência abriu espaço para o funcionário da COPASA. Sobre o Bairro Renascer, Claudiano Vieira de Souza disse que a companhia já instalou 800 metros de rede e que a elevatória está no projeto, devido a topografia do bairro. Ele afirmou que até o mês de Julho de 2017 a obra já estará concluída. “No Bairro Manga da Roda o crescimento da população foi maior do que o esperado, o que obriga a empresa a construir outra elevatória no bairro. Já no Bairro São João Batista a expectativa é que as ruas no final do bairro sejam atendidas ainda esse ano”, revela.  

Sobre os reparos que são feitos pela COPASA após os serviços de instalação ou de manutenção de rede, Claudiano disse que está em andamento a assinatura de um contrato entre a empresa e a prefeitura. “Como a COPASA não é especializada neste tipo de serviço, pretendemos pagar a prefeitura para realizar esse serviço”, explica.  

Quanto às ruas Goiás e Sergipe, o funcionário da COPASA explica que os serviços foram terceirizados. “Vamos levar essa reclamação ao conhecimento da SANEAR, que é uma empresa que presta serviços para a COPASA”, disse.

Sobre o futuro, o funcionário da COPASA afirma que empresa desenvolve um programa chamado Pró-Mananciais. “Estarei em Diamantina pessoalmente comunicando a empresa sobre o levantamento feito pela câmara. Precisamos incluir o município neste programa que visa a recuperação das nascentes e das áreas degradadas. Turmalina cresce em um ritmo acelerado, obrigando o nosso equipamento a operar durante 19 horas por dia. A nossa capacidade de captação é de 32 litros por segundo. Hoje a COPASA coleta 70% do esgoto da cidade e a eficácia do tratamento é de 91,7%”, explica.


Já o vereador Petrônio/PR não acredita que o esgoto atinja esse índice de tratamento. “Não da pra concordar que o esgoto esteja sendo bem tratado e atinja esse nível. Eu estive na estação, acompanhado dos vereadores Warlen e Zé Geraldo e o que vimos no leito do ribeirão foi assustador. Existe uma crosta de dejetos que acabou com ele. Quanto a elevatória no Manga da Roda, é um caso de urgência, pois já recebemos denuncia aqui na câmara sobre a contaminação de uma nascente, quando a elevatória transborda”, relata. Petrônio também sugeriu a criação de campanhas de conscientização.  

Durante o seu pronunciamento na tribuna, o funcionário da COPASA disse que antes de ser processado o esgoto passa por um reator, onde é feita uma primeira filtragem. “Já tivemos diversos problemas neste reator, o que acaba gerando transtornos para a empresa e contaminação no ribeirão. Infelizmente as pessoas jogam muito lixo no esgoto, como calcinhas, preservativo, celulares, dinheiro e etc. Isso dificulta o trabalho das máquinas”, reclama. Sobre a elevatória no Bairro Manga da Roda Claudiano disse que a empresa planeja resolver o problema ainda esse ano.  

Belo/PTB lembrou o passado e fez questionamentos sobre as práticas realizadas pela COPASA quando o sistema de esgoto foi implantado. “Na época a empresa disse que só cobraria 100% da taxa no momento que a estação de esgoto fosse concluída. Coisa que não aconteceu, pois a cobrança foi feita antes”, reclama.  Sobre esse assunto Claudiano disse que essa é uma responsabilidade do setor jurídico da empresa.

No final, o presidente da Câmara, vereador Warlen Francisco/PT, apresentou outros questionamentos. De acordo com ele o que chega às cidades pequenas sobre a COPASA é apenas propaganda.  “Um questionamento que faço é sobre o grande número de reclamações que recebemos sobre a falta de água, e é preciso esclarecer se o atual sistema será ampliado. Outro questionamento que faço é sobre a participação da COPASA na construção das redes pluviais”, relata o presidente.

O funcionário da COPASA, Claudiano Vieira de Souza encerra a sua participação na Tribuna Popular da Câmara respondendo às ultimas perguntas. “É boa a sugestão do vereador Petrônio, mas a COPASA já fez vários trabalhos de conscientização, principalmente junto às escolas. Quanto às redes pluviais, asseguro que elas não são controladas pela COPASA. Sobre o crescimento populacional, a empresa está atenta e já existem novos projetos de ampliação”, encerra.  

A PONTOCOM de Turmalina coloca você em conexão com o que é noticia na sua cidade. Baixe aplicativo no seu celular e leve a nossa emissora com você. CLIQUE AQUI