Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

31 de outubro de 2017

TURMALINA – COMISSÃO DE AGROPECUÁRIA E MEIO AMBIENTE DA CÂMARA FAZ LEVANTAMENTO DE ATINGIDOS PELO INCÊNDIO.

Na segunda-feira (23), após a reunião ordinária da Câmara Municipal de Turmalina a Comissão de Agropecuária e Meio ambiente, formada pelos vereadores Beto da Canuta/PTB como presidente, Geraldinho/PHS como relator e Noraldino/DEM como membro, começou a visitar os moradores rurais atingidos pelo fogo, que consumiu quase 40% da reserva biológica de Acauã. Depois da comunidade Boa Vista, a comissão seguiu para a comunidade Queixada onde outras demandas foram apuradas.


Já na quarta-feira (25) a comissão publicou um relatório oficial, que acabou atraindo a atenção de grupos distintos, como o Rotary Club de Turmalina. Diversas instituições e parte da população turmalinense entraram firme em uma campanha que arrecadou água, mangueiras e donativos para os atingidos pelo incêndio. 

De acordo com o Secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Petrônio/PR (que acompanha a comissão), todas as doações feitas é mediante um cadastro e a assinatura de um documento de recebimento dos benefícios. “O nosso objetivo é fazer uma coisa bem idônea, para que aquelas entidades que se disponibilizaram a doar para a nossa campanha possa participar de outras campanhas, em outros momentos, caso alguém necessite novamente”, comenta.

De acordo com Petrônio/PR uma média de 90% dos atingidos, dentro do município de Turmalina/MG são agricultores familiares. “Já cadastramos 35 famílias, mas o número deve passar de 40”, explica.  




O vereador Beto da Canuta/PTB disse que a prioridade agora é resolver o problema da água. Em outra etapa os atingidos deverão receber outro tipo de assistência, como atendimento psicológico. “Primeiramente estamos atendendo os atingidos. Depois precisamos nos concentrar na preservação das nascentes que sobraram. Após resolver o problema do abastecimento. Vamos procurar alguns órgãos, como o SENAI, para promover um serviço de revitalização do que sobrou”, relata o presidente. Veja mais sobre comissões da câmara: CLIQUE AQUI.

RÁDIO - Todas essas ações começaram após o tema ser amplamente debatido no plenário da Casa Legislativa. O áudio da reunião está disponível no “player” abaixo. Ouça!