Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

24 de maio de 2018

TURMALINA – CIDADE SEDE DA REUNIÃO DO CIRCUITO TURÍSTICO LAGO DE IRAPÉ.

Na manhã desta quinta-feira (24), representantes de vários setores ligados ao turismo, Governo de Minas e Prefeitura Municipal de Turmalina/MG se reuniram no auditório Odair Bonifácio Maciel para discutirem sobre o turismo nas 17 cidades que integram o Circuito Turístico Lago de Irapé.


O objetivo principal do encontro, que termina nesta sexta-feira (25), é apresentar o Programa de Regionalização do Turismo e debater sobre as politicas públicas que envolvem o circuito. A elaboração de projetos que apontam para a captação de recursos básicos como o ICMS Turístico é uma das pautas que estão sendo discutidas neste encontro.

As 9h00min desta quinta-feira (24) aconteceu um momento solene no auditório da prefeitura. A Presidente do Circuito Turístico Lago de Irapé, Geice Karine Oliveira Rocha aproveitou o momento para apresentar ao Governo de Minas, uma pauta de reivindicações. “Eu gostaria de aproveitar essa oportunidade para apresentar à Flávia, representante do Secretário de Turismo Gustavo Arraes, um ofício com todas as demandas do nosso circuito turístico”, disse. Geice também espera que o encontro, que termina nesta sexta-feira (25) seja proveitoso. “Viemos em busca de conhecimento e de capacitação e espero que esse momento junto à representante do estado seja muito positivo”, comenta.


Após receber o documento, Flávia Ribeiro, representante do Secretário Estadual de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais Gustavo Arraes, disse que temas pertinentes ao documento serão discutidos ao longo do encontro. “Quero agradecer pela receptividade que tive em Turmalina. Com relação ao oficio, algumas das questões apresentadas já estão sendo tratadas na secretaria, inclusive já apresentamos alguns pontos. Muita coisa que será trabalhada aqui neste encontro são questões essenciais, que os municípios precisam aprender para aderirem aos programas solicitados no documento”, explica. O encontro que começou na manhã desta quinta-feira (24) só termina amanhã, sexta-feira (25). A partir das 9h00min as atividades serão retomadas no auditório da Prefeitura de Turmalina.  


O Prefeito Carlinhos Barbosa, que está em Brasília participando da “Marcha dos Prefeitos” foi representando pelo Assessor de Gabinete Phillipe Natan Viana. “O prefeito acabou de me enviar um áudio agradecendo a todos pela visita à Turmalina e que as portas da cidade estão abertas para todos aqueles que querem conhecer profundamente o nosso município”, disse.

Assim como fez a Presidente do Circuito Lago de Irapé, Phillipe também protocolou junto à representante do Secretário de Cultura e Turismo, um documento solicitando a inclusão de Turmalina em 02 programas, que são desenvolvidos pela secretaria. “Que essa demanda seja realmente avaliada pelo estado! Nós vivemos em uma região que está em desenvolvimento, mas nós temos um artesanato e uma cultura popular muito forte. Por isso temos que receber um olhar melhor do Governo de Minas Gerais”, finaliza. 
  
A reunião também contou com a presença do Secretário Municipal de Esportes, Cultura e Turismo Wilson Adriano (Ity), representantes de algumas prefeituras, membros de associações de artesãos e vereadores.  


NOTA – Pessoas de vários municípios deixaram de participar desta “reunião Técnica do Circuito Lago de Irapé”, em função da paralisação dos caminhoneiros. Muitos postos, inclusive os de Turmalina/MG estão sem combustíveis, pois os caminhões que realizam o abastecimento estão parados.

Nesta quarta-feira (24) eu estive em 02 postos da cidade acompanhando as filas que se formaram nos postos para o abastecimento. O preço do diesel e da gasolina é a principal reivindicação dos manifestantes.   


Para mais informações sobre Turmalina e cidades da região acesse o portal da PONTOCOM – Música & Notícia: www.radioturmalina.com.br – Siga a PONTOCOM nas redes sociais: CLIQUE AQUI.