Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

19 de maio de 2018

TURMALINA – UNIDOS CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Terminou nesta sexta-feira (18) a Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com os órgãos vinculados ao tema. O dia 18 de Maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Segundo dados do Conselho Tutelar de Turmalina/MG, até o dia 31 de Abril deste ano, um total de 04 casos de abuso estavam sendo averiguados. De 2010 até o momento, 58 casos de abusos sexuais foram contabilizados pelo conselho. 

Na manhã desta sexta-feira (18) representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social e das entidades que participaram da campanha realizaram uma blitz na Praça da Matriz orientando as pessoas sobre a campanha.  


De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Ereni Ferreira de Macedo a prática destes crimes normalmente é feita por alguém próximo à vitima. “Quando se trata de abuso sexual um dado importante, é que na maioria dos casos o abusador é uma pessoa próxima à criança e da família da criança. Por isso estamos contabilizando esses números de casos de violência sexual. Os filhos devem ser orientados a tomarem cuidado com pessoas estranhas, mas também é preciso orientá-los a tomarem cuidado também com pessoas conhecidas”, completa. 

Ereni Ferreira também adianta que o objetivo da Prefeitura Municipal de Turmalina, através da Secretaria de Assistência Social é ampliar a campanha que acontece sempre na semana do dia 18 de maio. “Precisamos registrar a cada ano, um número maior de pessoas engajadas na campanha por meio de blitz, passeatas, panfletagem, palestras, rodas de conversa, teatro, debates em emissoras de rádio e em todos os veículos possíveis”, finaliza.  

As ações da campanha terminaram ontem, mas as ações para proteger as crianças e os adolescentes turmalinenses de abusos desta natureza continuam.


NOTA - No dia 18 de Maio de 1973 em Vitória/ES, uma criança chamada Araceli Cabrera Crespo de apenas 08 anos foi enviada pela mãe (uma traficante boliviana) para entregar um envelope contendo drogas em um edifício de um bairro nobre da cidade. Chegando ao local, Araceli foi atacada, espancada, estuprada e morta por um grupo de jovens. Para dificultar sua identificação jogaram ácido em seu rosto e colocaram fogo no corpo. O caso nunca foi solucionado, pois esses jovens eram de famílias ricas e poderosas. Com base neste fato foi criado um dia nacional de combate à exploração sexual das crianças e adolescentes do brasil.

Para mais informações sobre Turmalina e cidades da região acesse o portal da PONTOCOM – Música & Notícia: www.radioturmalina.com.br – Siga a PONTOCOM nas redes sociais: CLIQUE AQUI.